Ô TRICOLOR …

10 05 2007

Ontem, para minha imensa tristeza meu time do coração foi eliminado da Libertadores da América. Para não deixar este post vazio irei complementar um pouco sobre a história dessa competição.

O nome do torneio é uma homenagem aos principais líderes da independência das nações da América Latina: Simón Bolívar, Dom Pedro I, José de San Martín, Antonio José de Sucre e Bernardo O’Higgins. É uma das competições entre clubes mais prestigiosas no esporte juntamente com a Liga dos Campeões da Europa.

A história da Taça Libertadores da América, hoje chamada de Copa Toyota Libertadores, em função do patrocínio do torneio pela Fábrica de Automóveis Toyota, teve sua origem no Congresso da Confederação Sul-americana de Futebol (CSAF), realizado no Rio de Janeiro em 1958.
 
O Objetivo principal do Congresso era o de criar um torneio reunindo os clubes campeões de cada país do continente. O estudo era baseado em alguns torneios realizados anos antes, como a Copa Rio da Prata, disputada durante a década de 30, entre os campeões da Argentina e do Uruguai; sua disputa acontecia de forma alternada, um ano em cada país, e o vencedos tinha posse transitória desse troféu.  

 
Libertadores 1961: Partida entre Palmeiras e Peñarol 

Mas a idéia original, ou seja, o embrião deste projeto e primeira tentativa de se realizar este tipo de competição, surgiu em 1929, quando os dirigentes do Nacional de Montevidéu, Roberto Espil e José Usera Bermudez, idealizaram um torneio do qual tomariam parte as equipes que fossem as campeãs nacionais de cada um dos países do continente sul-americano. Porém, a idéia não vingou e tudo ficou apenas no planejamento. 

Em 1946, o mesmo Roberto Espil resolveu analisar mais cuidadosamente as distâncias e geografia de todo o continente e deduziu que, além de participação dos campeões, seria totalmente viável incluir também os vice-campeões nacionais. 

Entretanto, para surpresa geral, dois anos depois, em 1948, foram os chilenos os primeiros a realizar o evento, através de Robinson Alvarez Marín, dirigente do Colo Colo, que resolveu por em prática o projeto do uruguaio Roberto Espil. A Confederação Sul-Americana de Futebol, cujo Presidente era o Sr. Luiz Valenzuela, resolveu dar todo o apoio e realizar a competição na cidade de Santiago, capital do Chile. Nascia ali a Copa dos Clubes Campeões Sul-Americanos, chamada “Taça America del Sur”.Entretanto, para surpresa geral, dois anos depois, em 1948, foram os chilenos os primeiros a realizar o evento, através de Robinson Alvarez Marín, dirigente do Colo Colo, que resolveu por em prática o projeto do uruguaio Roberto Espil. A Confederação Sul-Americana de Futebol, cujo Presidente era o Sr. Luiz Valenzuela, resolveu dar todo o apoio e realizar a competição na cidade de Santiago, capital do Chile. Nascia ali a Copa dos Clubes Campeões Sul-Americanos, chamada “Taça America del Sur”.  


Libertadores 1976: Partida entre Cruzeiro X River Plate. 

A Criação e a realização desse torneio foram, sem dúvida, o ponto de partida para elaboração e criação da Taça Libertadores da América. Alguns anos mais tarde, a competição contou com a participação de seis campeões nacionais: Club Social y Desortivo Colo Colo (Chile); Club Nacional de Football (Uruguai) e Club River Plate (Argentina). O sétimo clube, que seria o Brasil e participaria como convidado, foi o Clube de Regatas Vasco da Gama (convidado porque, na época, não existia campeonato brasileiro e a equipe cruzmaltina era considerada, senão a melhor, uma das melhores equipes do país, já que cedia maior número de jogadores para a seleção brasileira. 

Fontes:

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: